segunda-feira, março 12, 2007

Era uma vez um …
Manifesto Anti IADE
(vais fazer isso? Até fazia bem pior se me deixassem! lol )


Por onde começar...
Ora, somos os maiores e vamos lá saber porque:

Ser aluno do IADE é ter disciplinas de livre escolha, que suscitam interessantes “unidades curriculares opcionais”, mas...

“Eu fui avisado que ia dar esta cadeira a semana passada (começo das aulas) por isso ainda não fui informado sobre o programa e aguardo informações...”
...algum tempo depois
“Olha, o programa existia, mas não sabem dele, pedi então que procurassem nos registos”


“ Boa Tarde, sou a vossa professora este semestre, o meu mestrado incidiu na investigação do cartaz português e a minha formação é de Design Visual. Mas escrevo imensa coisa sobre Ambientes e estou neste momento a fazer Ambientes...
... os Ambientes, tal como a moda seguem tendências das quais vocês tem de estar a par, é importantíssimo perceber isso! Próxima aula trago-vos catálogos de tecidos...”
STOP, Catálogos de tecidos!?!?!

Como me empenho bastante e como já disse escrevo bastante sobre Design de Ambientes o IADE entendeu que eu iria dar esta disciplina. Sou pau para toda a obra, nesta casa!
Mas não se preocupem que tenho informação que vou estruturar e pesquisar, os de visual lucrariam muito mais devido á minha formação, mas... “

_Unidade Curricular Opcional: Design e Espaço de Interiores, Nºde créditos:4
Retirado do Horário!
Motivo (ou 1ª desculpa dada): Insuficiente nº de alunos inscritos
- Somos mais de 10 alunos interessados, como é que é possível?

-Escrevam uma carta ao meu cuidado, a apresentar a reclamação seguido das assinaturas dos alunos interessados

…depois da carta escrita as assinaturas eram 14 , carta entregue:
-Não há professor para dar essa cadeira
-São só 9 alunos assinaram a carta
-Essa cadeira já existe, no 2º ano, mas já está cheia

Depois das desculpas esfarrapadas a cadeira lá foi aberta novamente, com a professora que a propôs a dar a aula! Desta vez deram-nos ouvidos, mas tínhamos o coordenador da disciplina a fazer pressão.



Os alunos de Ambientes parecem não existir, pelos menos é á triste conclusão a que chegamos. Faltam-nos alguns meios, disciplinas leccionadas com deve ser, e com conteúdo, mas prontos temos um bom nome na praça publica e quando se fala de um aluno do IADE, upa upa, somos o melhor.

Será que estou a exagerar?, hum... temo que não :(

7 comentários:

Anónimo disse...

desculpa la mas..... bom nome na praça publica? um aluno do IADE? estas mutio enganada, desculpa desiludir-te... mas estas.,...

Anónimo disse...

Não, n estou enganada, o bom nome ainda reina por ai. :)

Anónimo disse...

De facto, os episódios que aqui relatas só poderiam vir de uma instituição como o nosso querido IADE. O seu nome na "praça pública" penso estar a 50/50. Há quem já tenha admitido, em entrevistas, que não quer trabalhar com alunos que vêm do IADE, como há os que ainda acreditam que dessa escola saem profissionais preparados. Esta visão tende, sem dúvida, a piorar...Enfim, eterna conversa, que daria pano para mangas. Da experiência que tive, o iade pouco me ensinou a nível prático, acho que é essa uma das grandes falhas. Tive excelentes professores, como outros sem qualquer tipo de pedagogia...tive professores formados em artes plásticas colocados a dar design visual, disciplina principal, onde cheguei a ter 3 professores no mesmo ano lectivo. Fantástico.

Enfim. Achei muita piada à parte do..."Próxima aula trago-vos catálogos de tecidos...”
STOP, Catálogos de tecidos!?!?!"

Vejo que continua tudo na mesma...

Entretanto, good luck ;)

beijinho*

Anónimo disse...

posso linkar-te?

Anónimo disse...

Não sei se é bom nome, talvez mais o que resta dele. Acho que no iade cada um faz-se a si próprio, temos que batalhar muito por nós, pelo nosso trabalho.

ps1: Concordando com o umbíguo.

ps2: Em relação aos "Catálogos de tecidos" dou 1 pontinho à tal professora, visto que hoje em dia as áreas do design não se podem discernir umas das outras, tudo pode interferir na nossa criatividade, só depende da predisposição criativa que em cada um há.

E mais n digo :)

Anónimo disse...

"temos um bom nome na praça publica e quando se fala de um aluno do IADE, upa upa, somos o melhor."
NA NA NA......Arquitectura de Design ...isso sim!é que é do melhor ahahahah!!! =P Bj*

ana sofia santos disse...

eu ja n digo nd...muitas chatices este ano. dás quais me revoltei e chorei baba e ranho....esta quase moça :P